Vem aí: 33º Curta Kinoforum, o festival internacional de curtas de São Paulo!
Janda indica...
Após duas edições virtuais durante o auge da pandemia de covid-19, o Festival Internacional de Curtas de São Paulo, organizado pela Associação Kinoforum, retorna às telas esta semana em modelo híbrido e totalmente gratuito. Entre 18 e 28 de agosto, o evento, um dos mais importantes do mundo na exibição do gênero, apresenta 219 filmes de 41 países em várias salas de cinema pela capital paulista — no CineSesc, no Espaço Itaú Cultural - Augusta, no Circuito Spcine do Centro Cultural São Paulo, na Cinemateca Brasileira, no Museu da Imagem e do Som e em cineclubes de outras 17 localidades periféricas com projeção proporcionada pelo projeto Cinema na Comunidade.
Zita Carvalhosa, diretora do festival neste seu trigésimo terceiro ano de realização, aponta para a importância de coletivizar a fruição e o debate sobre o audiovisual, aproveitando também o tipo de diálogo que a tecnologia possibilita. Daí que esta edição também tenha mantido parte da programação disponível on-line através dos serviços de streaming parceiros.
Entre os circuitos da Mostra Internacional, Latino-Americana, infanto-juvenil e experimental, o Brasil comparece com mais de uma centena de curtas, 37 deles inéditos. Para além de premiados como "Chão de Fábrica" (Nina Kopko, 2021) e o potiguar "Sideral" (Carlos Segundo, 2021), de toda uma seleção atenta às produções fora do eixo geográfico central do cinema brasileiro, também se destacam aqueles filmes rodados a partir das Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual. Trata-se de uma iniciativa que qualifica jovens de diferentes regiões do estado de São Paulo, incluindo-os na discussão de temas contemporâneos como o racismo, a violência, a condição da mulher e a vida nas cidades por meio da transformação que som e imagem podem provocar.
O festival é dedicado ao centenário do poeta-cineasta italiano Pier Paolo Pasolini que recebe homenagem na mostra Pelas Mãos de Pasolini, reunião de títulos com a participação dele ou a respeito da sua figura polêmica e apaixonada. Nós da Jandaíra também chamamos atenção a outros programas especiais: o Brasil Inclusivo e Animação para Todos, coletâneas exibidas com recursos de acessibilidade; o Efeito Queer Indígena, seleção centrada nos povos ameríndios canadenses; Femmes Fatales, filmes fantásticos e de terror dirigidos por mulheres... Por fim e especialmente, o programa A gente se adapta, com quatro filmes motivados por perguntas e pelo chamamento lançados pelo Canal+ francês: qual é o futuro que queremos? Como será a sociedade daqui a uma década ou um século?
Pensar nosso destino ambiental exige, antes de tudo, criar formas de reabitar o mundo em que vivemos – aqui, nesse caso, concentradas na duração, no insight de um curta-metragem. Aproveitem os filmes e divulguem o festival!
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS MOSTRAS (18-28 agosto de 2022), acesse o site: https://2022.kinoforum.org/
Nossa diretora editorial Lizandra Magon de Almeida é parceira do Curta Kinoforum há várias edições. Assine nossa newsletter para receber editoriais, ficar sabendo das novidades culturais e muito mais...