Livros de autoras e autores negros para refletir sobre racismo e antirracismo
por Maria Ferreira
Neste mês da Consciência Negra, trazemos uma lista de livros para reflexão sobre o racismo estrutural, sua presença e atuação em diferentes dimensões da vida humana.
O desenvolvimento de uma consciência antirracista é um passo importante para que mudanças sejam feitas. Esperamos que os quatro livros indicados aqui, que são didáticos e introdutórios sobre o assunto, sirvam de incentivo para pensar em práticas antirracistas com quem entende do assunto e sabe quais são os impactos do racismo nas vidas das pessoas negras e racializadas.
Racismo estrutural - Silvio de Almeida
O primeiro passo é entender o que é o racismo e o quanto ele age estruturalmente no meio social, político e econômico para a partir de então mudanças serem implementadas. O livro Racismo estrutural de Silvio Almeida, um dos títulos da Coleção Feminismos Plurais, faz uma retomada histórica sobre os conceitos de raça e racismo, e relaciona esses conceitos com o campo da ideologia, da política, do direito e da economia.
Black Power: A política de Libertação nos Estados Unidos - Kwame Ture e Charles V. Hamilton
É desses escritos que Silvio Almeida parte para escrever sobre o racismo estrutural no âmbito brasileiro, então essa é uma obra de referência sobre o assunto. Escrito em 1967, durante a luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, os autores estiveram na frente das lutas e o livro resultou em um documento histórico essencial para a discussão sobre o racismo estrutural.
Racismo Recreativo - Adilson Moreira
O autor estabelece uma relação entre racismo e humor de forma aprofundada de um ponto de vista jurídico a partir dos conceitos de racismo e injúria racial. Leitura essencial para entender o quanto é problemático que produções humorísticas se valem da desculpa de promover a descontração das pessoas para ofender grupos com base em sua cor.
Maria Ferreira é assistente editorial da Editora Jandaíra. Lê, escreve, divulga e apoia a literatura com enfoque em raça e gênero. Tem um blog literário e é formada em Letras Português-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo.