Livros que causam, livros com causa
29/02/2024

Alfabetizando para a diversidade: lançamentos e lembranças

O segundo semestre de 2022 promete! A Jandaíra se prepara para lançar vários títulos ao longo deste ano, três deles ainda em agosto: Axé - O poder de realizar de Rodney William — em pré-venda exclusiva aqui no site —, A menina que mora em mim de Sheila Basilio, e, por fim, Literatura infantil afrocentrada e letramento racial - uma narrativa autobiográfica de Sonia Rosa. 

Antes de tudo, que as novas autoras sejam muito bem-vindas à editora. Com orgulho, recebemos duas escritoras que produzem literatura infantil e infanto-juvenil  "negro afetiva". Sheila, artista visual e arte-educadora, estreia em texto e ilustrações com a história da Maria, uma personagem que, ao procurar a origem do seu medo paralisante, percebeu, dentro de si, uma menina triste e assustada... Sonia, contadora de histórias, professora e pedagoga, é a precursora dessa forma de compreender a negro-afetividade na escrita e oferece um relato autobiográfico sobre a sua trajetória.

Fruto da sua dissertação de mestrado, Sonia une as próprias vivências e a consciência política que integra seus mais de dez livros a um debate muito contemporâneo, envolvendo conceitos absolutamente relevantes para o trabalho que a Jandaíra realiza: as identidades negras; a educação antirracista, aqui tratada em um viés pedagógico; o letramento racial de crianças e jovens por meio da ficção. 

Essa temática, antes de tudo a problematização de uma realidade social, a reivindicação urgente de uma nova forma de existir com respeito e dignidade, está no centro da nossa preocupação editorial desde o início. Especialmente quando envolve ferramentas educativas para propor efetivas estratégias anti-racistas e de esclarecimento a essas questões. 

Se essa discussão também te interessa, fica ligado! Nosso catálogo está cheio de um material bastante rico e proveitoso: 

Em 2020, demos início à Coleção Insurgências. O objetivo era partilhar pensamentos e práticas comprometidas com formas diversas de pensar o mundo, as relações, os modos de aprender e de ensinar. Dê uma olhada em Pedagoginga, Autonomia e Mocambagem de Allan da Rosa e em Saberes da Floresta de Marcia Wayna Kambeba — duas reflexões para ampliar as possibilidades de visão do mundo a partir de matrizes negras e indígenas. 

Ano passado, em 2021, lançamos O Enegrecer Psicopedagógico - um mergulho ancestralNele, a autora Clarissa Brito demonstra como as práticas culturais ajudam a desenvolver capacidades cognitivas e a fortalecer a autoestima das crianças negras. É a perspectiva de um tempo no qual a memória "permita recobrar a realeza", como escreveu Pai Rodney a respeito, possibilite o sonho e inspire a ação. 

 

LANÇAMENTOS DA JANDAÍRA EM AGOSTO/22

20/08: A menina que mora em mim, Sheila Basilio

16-19h na Livraria Leitura: Shopping Jardim Sul; Rua Itacaiúna 61, Vila Andrade, SP.

26/08: Axé - o poder de realizar, Rodney William Eugênio

Às 19h no Espaço Feminismos Plurais: Alameda dos Tupiniquins, 343 - Planalto Paulista - SP.

 

Quer saber toda a agenda da Jandaíra? Não deixe de nos seguir nas redes sociais...  

Ao usar esta loja virtual, você; aceita automaticamente o uso de cookies. Acessar nossa Política de Privacidade

Meu Carrinho

Continuar Comprando